Redação ENEM 2017 - DICAS

Veja a lista de temas que podem cair na redação do Enem 2017:



Conforme o ExtraGlobo, segue alguns temas mais cotados:

A configuração atual das relações trabalhistas no Brasil
A Consolidação das Leis Trabalhistas completou 70 anos este ano. Trabalho infantil, mercado informal e situações de trabalho escravo podem ser assuntos contemplados pela banca do Enem. Além disso, não se pode esquecer que a Proposta de Emenda Constitucional - PEC das domésticas motivou inúmeras discussões acerca das relações trabalhistas em 2013.

A importância do esporte para a construção da cidadania
O esporte tornou-se uma das principais preocupações do governo brasileiro após os anúncios de que o país será a sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas e Jogos Paralímpicos de 2016. Este ano ocorreu a Copa das Confederações, e foi um evento importante para descobrir e tentar resolver as dificuldades que país enfrenta ao receber eventos de grande porte. Uma das questões a serem trabalhadas pelo governo é a necessidade de se ampliar a inclusão social através do esporte.

Redes sociais: as novas formas de manifestação da juventude
As manifestações que vêm acontecendo no Brasil e no mundo tiveram grande repercussão através da movimentação iniciada nas redes sociais. É importante observar as causas e consequências da participação do povo, principalmente o brasileiro, nas discussões relacionadas à situação atual do país.

Afirmação dos direitos civis no Brasil
“O gigante acordou” foi uma das expressão mais utilizadas no cenário nacional em 2013. Milhares de pessoas em todo o Brasil foram às ruas reivindicar a construção de um país melhor: com saúde, educação e não corrupto. Incluindo também a busca pela conscientização do povo através da revolta popular convertida em votos conscientes nas próximas eleições.

Os 25 anos da Constituição de 1988
O aniversário da Constituição Federal brasileira este ano suscitou questionamentos acerca das repressões que vêm ocorrendo durante os protestos populares. É possível que a banca do Enem explore as temáticas da democracia e da liberdade no Brasil atual.

Sustentabilidade: desafio e oportunidade para a sociedade brasileira
A banca do Enem pode retomar questões que envolvam o meio ambiente, não exploradas pelo exame desde 2008. Como por exemplo, o aniversário de 60 anos da Petrobrás, em 2013. A maior discussão sobre a petroleira nos últimos tempos envolveu assuntos como a exploração do pré-sal e finanças. Outra possibilidade é a busca por formas mais limpas de energia, uma questão com dimensões globais.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/veja-os-temas-mais-cotados-para-redacao-do-enem-2013-10531273.html#ixzz2irhhJPZN


Veja dicas para uma boa redação:
- Ter ponto de vista claro e fundamentado;
- Manter a linguagem formal, sem radicalismos;
- Buscar objetividade na escrita;
- Escrever entre 25 e 30 linhas;
- Evitar erros e rasuras;
- Buscar coesão e coerência na escrita

Dica do autor:
"Eu particularmente gosto de fazer a introdução com um questionamento(?) para na conclusão eu dar uma sugestão, melhoria ou subsídio conforme seja..., com esse método consegui 875,00 na redação do Enem 2011. Não esqueça que o tema da redação tem que ser abordado logo na introdução.
Por exemplo: Tema: Poluição ambiental - A Introdução eu começaria assim: "As catástrofes relativa à poluição ambiental é uma questão social ou natural?"
Lembrando que não sou nenhum Expert em redação, mas acredito que a dica é válida e pode ajudar e muito!!

Veja esse texto e sugestão do site AlgoSobre:

A Introdução

Aristóteles já dizia:  "A introdução é aquilo que não pede nada antes, mas que exige algo depois". E ele tinha razão, pois a introdução  inicia o leitor no assunto. Diz o que o  texto vai dizer. Então, já deu pra perceber que nas primeiras linhas, o leitor deve ser informado sobre o tema da redação. E mais: como essa tema será apresentado.
Comece com frase bem atrativa, que chame a atenção de quem está lendo. Pode ser uma pergunta, uma declaração, uma exclamação. O importante é que esteja dentro do tema. Bem, mas como aqui a gente mata a cobra e mostra o pau, vamos dar um exemplo de introdução nota 10:
O mundo anda carente de confiança. Em quem acreditar, em quem confiar? Antigamente a gente confiava mais nas pessoas. Hoje talvez sejamos mais espertos, criancinhas conhecem mundos e maldades que a gente só conhecia depois de casado...e olhe lá.
Olhe que bela introdução de texto: logo na primeira frase, o autor já diz o tema da redação, que é a carência de confiança que o mundo está sofrendo. Depois ele reforça o tema com uma pergunta (em quem confiar?). Após isso, ele apresenta argumentos para provar o valor da declaração inicial: antigamente, confiávamos mais nas pessoas e as crianças estão conhecendo as maldades cada vez mais cedo.
São esses argumentos que serão defendidos no desenvolvimento, um em cada parágrafo. Fácil, não?
Vejamos outro modelo de introdução:
Parece que agora o governo brasileiro quer ensinar aos governantes estrangeiros como sair da penúria. Do jeito que falam, dão a entender que o Brasil é um exemplo de administração pública e prosperidade, ao contrário dos outros países. Mas basta viajar para a Europa, por exemplo, para se ter uma opinião bem diferente da dos nossos dirigentes.
Nessa introdução, o autor começa com uma frase inicial bem irônica e ela já contém o tema: o governo brasileiro quer ensinar aos estrangeiros a como sair de uma crise econômica. Depois, ele apresenta um argumento para explicar o que disse anteriormente e na última frase, ele demonstra que não concorda com a atitude dos governantes brasileiros e assim já nos mostra qual é o objetivo do texto.
tema: o governo brasileiro
delimitação do tema (tópico frasal): o governo brasileiro quer ensinar aos estrangeiros a como sair de uma crise.
objetivo: mostrar que a realidade não é outra
Vamos a outro exemplo:
Desde que comecei a votar, sempre depositei minha confiança no Partido dos Trabalhadores. Demorou, mais Lula chegou lá. Foram oito anos de governo, continuados agora com Dilma, em quem também votei. Reconheço que houve muitos erros, muitos escândalos, mas nada muito diferente da época em que o PSDB estava no poder. O país avançou economicamente, mas a miséria continua. Agora me pergunto: vale a pena continuar acreditando no PT?
Dessa vez, o autor foi esperto. Começou falando sobre os seus primeiros votos, analisando os candidatos que escolheu. Depois fez uma pergunta que instiga o leitor a continuar lendo. O desenvolvimento dessa introdução só tem um caminho: responder a essa pergunta. Acho essa uma das melhores formas de se  introduzir um texto.


Espero que gostem da dica...
Seja sempre Bem Vindos ao Blog Ciências Humanas e Suas Tecnologias

7 comentários:

vanolly vancor disse...

otima dica,parabens.

Felipe Moreno disse...

Olá, Vanolly!

Obrigado! Seja Bem Vindo ao Blog!

Att,
Felipe Moreno

Raimunda Pereira disse...

Gostei das dicas!parabens

Felipe Moreno disse...

Olá, Raimunda!
Obrigado e seja sempre bem vinda!

At.te,
Felipe Moreno

Enaide Melo disse...

Obg. pela dica, seja o que Deus quiser.

Anônimo disse...

Também gostei muito da dica com certeza vai me ajudar muito!

Anônimo disse...

Mt, massa.

Postar um comentário

Teste online Ciências Humanas - Enem 2014 (Em construção...)

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *