de INFO Online |
Início
Ilustração mostra um buraco negro primitivo no centro de uma galáxia
Astrônomos encontraram o que parecem ser dois dos primeiros e mais primitivos buracos-negros de grande massa conhecidos.
A descoberta feita com o Telescópio espacial Spitzer, da NASA, fornece pistas sobre a formação do Universo e sobre o surgimento dos primeiros buracos, galáxias e estrelas.
Leia o artigo completo ▼
Localizados a 13 bilhões de anos-luz da Terra, os chamados de J0005-0006 e J0303-0019 seriam quasares de primeira geração, nascidos menos de um bilhão de anos após o Big Bang.
Os quasares são estruturas muito longe da Terra, extremamente brilhantes, localizadas em galáxias com buracos-negros de grande massa. Acredita-se que, por causa de sua distância, eles sejam uma janela para o passado, pois a luz que vemos agora foi emitida talvez nos primórdios do Universo.
Os cientistas acreditam que, nessa época, não havia moléculas que poderiam se coagular e formar poeira. Esses elementos foram produzidos e liberados posteriormente pelas estrelas - o que significa que os buracos-negros iniciais também não possuíam este material. No entanto, até hoje, nenhuma estrutura com essas características havia sido encontrada.
No caso da pesquisa, foram analisados 19 quasares, todos com um buraco-negro de grande massa pesando mais de 100 milhões de sóis e só dois deles, J0005-0006 e J0303-0019, não possuíam poeira.
2 comentários:
O blog esta ficando interessante demais!
Gostei do que li.
Abraços
Anderson Pereira da Silva
_________________________________
http://www.livroteologo.blogspot.com/
Valeu Anderson!
Valeu pelo apoio!
Como prometido, listei o primeiro professor, primeira aluna e primeira visita a comentar no Blog!
Parabéns, você foi a 1ª visita a comentar no Blog da Ciências Humanas e suas Tecnologias!
Abraço!
Postar um comentário